Comuna Jovem

Pastoral

Pastoral (1)

Pastoral 27/11

Uma família de famílias

 

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Efésios 2:19

 

Família ! Eis a melhor metáfora para a igreja de Cristo - ao lado de Corpo, é claro. Pensando bem, duas ideias e imagens muito próximas: uma depende da outra. Não há corpo sem família. Não há famílias sem corpo.

Ou não deveria haver.

Deus é nosso Pai. Jesus é nosso irmão ( mais velho ). Como Jesus nos ensinou a orar? Chamando Deus de Pai . E ao fazer isso , ao nos dirigir ao Eterno, o Criador como sendo nosso Pai, estamos consequentemente chamando/reconhecendo o nosso próximo como sendo nosso ...irmão, nossa irmã. Não tem jeito. Quem chama Deus de Pai chama o outro de irmão !

E aí confundimos as coisas: nosso pai biológico não deve ser referência e imagem de Deus para nós. Ao contrário, Deus é que é referência de pai. Ele é o verdadeiro e perfeito pai : cria, nutre, protege, dá identidade.

Assim, nossa família humana, com suas luzes e sombras, não deve nos desanimar de sermos família de Deus. Infelizmente isso tende a acontecer. Gato escaldado tem medo de água fria: feridos e traumatizados por nossas dores domésticas, projetamos na igreja de Jesus nossas mazelas, nossas frustrações pessoais e domésticas. Achamos que, como alguns de nós fomos desprezados e feridos na nossa família humana na igreja será a mesma coisa...não necessariamente. Na Família de Deus, na família de famílias composta por irmãos e irmãs de Jesus somos chamados e desafiados a aprender a amar e a perdoar - de um jeito que não fomos em casa !

Não é que a igreja seja perfeita. Longe disso. Há muita doença na igreja...mas quem precisa de médico são os doentes, não é mesmo ?

Outro modo de pensarmos a igreja é um hospital, uma comunidade de pecadores.

Mas que foram redimidos. E estão sendo transformados, curados.

Porque aprendem a perdoar. A zerar. Prosseguir,

Eu amo a igreja de Cristo, essa família de famílias. Igreja é a cura para a família.

Igreja, como nossa família biológica , tem suas sombras, seus vicios e pecados.

Mas quem disse que seria diferente? O que nos une é a cruz. O que nos une e nos cura.

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. ( 1 João 4:21 )

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Log in