Comuna Jovem

Sermoes

Sermoes (1)

Os Dons Espirituais - Gerson Borges

 1 Cor 12.1-11

1.   Eu quero meditar com vocês essa manhã sobre como Deus nos usa. E meditar sobre como Deus nos usa é meditar  sobre os DONS ESPIRITUAIS . Meditar , refletir sobre os Dons Espirituais é pensar biblicamente sobre certas capacidades especiais que o Deus , o Espirito Santo dá à sua Igreja ( essa Comunidade confessante, esse povo que ouve a Deus e o obedece ).  

2.   Paulo diz de cara, no verso 1,  que “ não devemos ser ignorantes  “ , ou entender errado, o que isso significa. Sendo assim, para entender como Deus pode nos usar na sua igreja e no seu Reino, na família e no trabalho, em todas as dimensões da nossa existência .

3.   Somos pessoas  que Deus usa. Pessoas que Deus usa são pessoas de oração. A oração é o modo como podemos interagir como Deus para nos inteirar na sua vontade e participar daquilo que Ele está fazendo no Mundo, na sua obra de Redenção.

- Vamos ler o texto de 1 Cor 12.-1-11 , queridas ( e queridos )

Quem é o Espírito Santo?

1.   O Espírito Santo é Deus. É uma pessoa da Trindade Divina. Há um só Deus , No entanto, ele existe em três pessoas distintas.

2.   O Espírito Santo é um PESSOA ( características pessoais ). Não uma força , como sugerem as seitas de hoje e as heresias do passado.

3.   Isso está claro nas Escrituras ( não quero cansar vocês com citações bíblicas ), isso está claro nos Reformadores , especialmente Calvino     ( 499 anos da Reforma ), que ficou conhecido como o Teólogo do Espirito Santo , por estudar de modo muito organizado a ação do Espírito .

4.   Então, quando lemos as Escrituras e estudamos quem é e o que faz Deus , o Espírito Santo, irmãos, vamos notanto que o Espírito Santo é DEUS EM UM ATO DE AMOR.

5.   Ou como dizia Agostinho, “ o ES é uma caridade, um laço que une o Pai ao FIlho e o Filho ao Pai”. Ou ainda Bernardo de Claraval, “ o Espírito Santo é o beijo que trocam entre si o Pai e o Filho “.…

 
E qual é o papel do Espírito Santo senão dar proeminência ao Pai e ao Filho? E o que faz o Espírito Santo senão nos capacitar a servir a Deus?

-       Pedro 4.10 nos diz que TODOS recebemos um dom ( carisma ), todos recebemos um talento, uma capacidade espiritual para servir a Deus servindo uns aos outros. Qual é o seu dom ? O que ele significa? Vamos caminhar nessa passagem de Paulo, 1 Cor 12.1-11 ( que junto com Rm 12 e Ef 4 nos ajudam a entender quem é o ES e como ele nos concede dons para servir a Deus e às pessoas ): 

-       V. 1-3 ( ler )  : Ninguém é capaz de reconhecer Jesus como SENHOR ( DEUS ) se não for pelo Espírito Santo. Isso quer dizer que ninguém crê em Jesus e o obedece como seu doulos ( escravo ) , como seu diácono ( servo ) se não for pela ação do Espirito .  

-       V. 4 ( ler ) : Eis o Espirito agindo ! ( DONS/MINISTÉRIOS/ATUAÇÕES ), meio um paralelismo hebraico , como o salmista faz ( diz a mesma coisa de outros modos ):

-        DONS ( carismata ) - capacidade , poder

-       MINISTÉRIOS (  DIAKONIA ) - servições, ministração

-       ATUAÇÃO ( ENERGEMA ) : ações, realizações, experiências.

Quais são esses dons ( e a lista aqui não é completa ou definitiva, pois o pŕoprio Paulo fala de outros dons em Romanos e Efésios ) ?

1. V. 8 ( ler ) : Palavra de sabedoria ( logos sophia ) - discernimento , capacidade de aconselhar, orientar os outros, exortar e admoestar;

2. Palavra de conhecimento ( Logos gnosis ):  

3. Fé ( pistis ) - mais do que a fé par a salvação

4. Dons de curar ( v. 9b ) : ( carismata iana )

5. Operação de milagres ( Energema Dunamis ) : ações sobrenaturais

6. Profecia ( v. 10 ) ( Propheteia ) : comunicação da mente  é o “ assim diz o Senhor “ , do AT

-       Pode ser PREDIÇÃO/ACONTECIMENTOS FUTUROS ( v. At 11.27,28 )

-       Exortação , anuncio da vontade de Deus ( At 15.32, At 13.1,2 )

7. ( V 10b ) Discernimento de Espíritos ( diakrisis  pneuma ) : destinação entre o verdadeiro e o falso ( Cf 1 Jo 4.1-6 )

8. Variedade de línguas ( V. 10 b ) ( Genos Glossa )  e interpretação de línguas ( Hermeneia glossa )

-       Dom de línguas:  uns acha que trata-se apenas da capacidade de falar em outras línguas humanas

-       O problema nessa posição é considerar o que Paulo diz em textos como 1 Cor 13.1 e 14.1-4 !

Há um debate intenso aqui , especialmente dos dons de curar até variedade de línguas e interpretação ..4 grupos : Pentecostais, Carismáticos, Cessacionistas e o Caminho mais excelente

-       Pentecostes - Babel invertida !

...

Eu quero fechar essa palavra com algumas considerações: 

1.   Podemos até discordar quanto ao significado e de alguns dons, mas não podemos discordar ( “ ser ignorantes “, como Paulo diz ) quanto ao Fato de que TODOS RECEBEMOS UM DOM , todos fomos capacitados por Deus para SERVIR a ELE servindo às pessoas.. Igreja não é onde sou servido. Igreja é onde eu sirvo.

2.   Os dons espirituais são a manifestação o Espírito Santo.

3.   Os teste para os dons e o seu uso é o testemunho de Jesus: Jesus está sendo pregado, glorificado ou o homem ?

4.   Por fim, eu não disse de onde vem a expressão “ um caminho mais excelente “? |Vamos ler juntos o restante do cap 12 de 1 Cor ( v. 12-31 )

….

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Log in