Comuna

Comunidade de Jesus, São Bernardo do Campo

O DNA da COMUNA -  Amar, servir e ser


Somos uma igreja que identifica-se e comunga com a tradição reformada e batista  e cuja missão é simples e bíblica : amar a Deus acima de todas as coisas e com todo o nosso ser ( Dt 6.5; Lucas 10.27 ) - e ao próximo  ( 1 João 4.21 ) ; esse amor, na prática, conduz-nos a servir a todos, sobretudo os mais necessitados.

E esse amor e esse serviço nos levam a ser uma verdadeira comunidade de discípulos/aprendizes/alunos do Cristo, o Messias de Deus, prometido nas Escrituras hebraicas do Antigo Testamento e encarnado/revelado em Jesus de Nazaré ( Is 61, Lc 4 )

Uma Igreja de verdade - que leve muito a sério as Escrituras,  o Batismo e a Ceia do Senhor - existe para adoração (liturgia), comunhão (koinonia), serviço (diaconia) , pregação/anúncio (kerigma) e ensino da Vida Boa do Reino , sob o governo de Deus(didaquê). Essa é nossa busca, esse é nosso sonho e desejo.

Uma igreja assim é um sinal bem visível e agência contundente do Reino de Deus, o revolucionário Reino de paz, justiça e alegria no Espírito Santo ( Rm 14.17 ) .

Cristãos, reformados, evangelicais e missionais: FÉ

Em que consiste nossa fé? Em primeiro lugar, somos cristãos, somos descententes e herdeiros  dos primeiros seguidores de Cristo. Isso quer dizer que subscrevemos o Credo ( fé ) dos Apóstolos ( leia na íntegra aqui ). E como tais, abraçamos a herança da Reforma Protestante, um movimento que procurou, entre as suas princípais contribuições,  recuperar a proeminência de Jesus Cristo, das Escrituras, da ( doutrina ) da Graça, da Fé e da adoração única e fervorosa ao Deus Triúno, Vivo e Verdadeiro na fé bíblica e verdadeira.

E como consequência, como  cristãos reformados, fazemos parte do movimento evangelical, um outro sopro do Espírito Santo que tem revigorado a tradição cristão reformada ( como no exemplo de Lausanne - leia o Pacto aqui ) e procurado unir distintas e diferentes denominações ( unidade da diversidade ).  Por fim, entendemos que a Missão de Deus define a Missão da Igreja - queremos e buscamos ser uma comunidade missional.

Bíblica , contemporânea e relevante : VISÃO

Existem muitos e variados modelos e formas de ser igreja . Qual abracamos?  Ao nos debruçar atentamente sobre o as páginas do Novo Testamento - especialmente nos Evangelhos, Cartas Apostólicas e o livro dos Atos dos Apóstolos, que descreve com vividez apaixonante a primeira comunidade de Jesus, seus primeiros seguidores,  vemos que uma igreja genuinamente cristã precisa e deve ser bíblica, contemporânea e relevente ao seu seu entorno , na sociedade.

O que isso significa?

No mínimo, sermos fiéis ao ensino das Escrituras - pregadas com fidelidade e vividas com fé e obediência , além de um senso histórico apurado ( o cristianismo tem dois mil anos ! ) aliado a uma busca de compreensão e contextualização constante e prudente.

Não somos tradicionalistas, apesar de valorizarmos a tradição ( " tradição é a fé viva dos mortos; tradicionalismo é a fé morta dos vivos "  ( SAIBA MAIS sobre Visão Teológica ).

Log in